Postado por Maha - | Categorias: , , ]

Gliese 581d é quente e úmido dizem cientistas

Cientistas franceses confirmaram por modelos de computador que Gliese 581d, um planeta que orbita uma estrela anã vermelha cerca de 20 anos-luz da Terra, tem uma atmosfera estável, a temperatura confortável, e uma superfície coberta por água líquida. É o primeiro planeta que orbita outra estrela que definitivamente poderia suportar a vida, e é basicamente na porta ao lado.

Enquanto Gliese 581d é muito pequeno e longe para observar diretamente, podemos inferir algumas coisas sobre isso a partir dos efeitos gravitacionais que ela tem sobre sua estrela e os planetas vizinhos. Sabemos que Gliese 581d é cerca do dobro do tamanho da Terra (e seis vezes a massa), sabemos que é rochoso (não é um gigante gasoso como Júpiter ou Saturno). Isto significa que é suficientemente grande e denso o suficiente para ser capaz de segurar uma atmosfera substancial. Podemos também estimar o quanto de energia Gliese 581d recebe de sua estrela anã vermelha, e com base em todas essas informações, os cientistas franceses foram capazes de modelar uma variedade de climas potenciais mostrando que "GJ581d terá um ambiente estável e de superfície líquida para uma ampla gama de casos plausíveis."

"Vai ter" é uma linguagem muito forte quando você está falando sobre um planeta há alguns 117.569.996 milhões de quilômetros de distância, mas com base em modelos, parece que é uma coisa certa. Isso não quer dizer que necessariamente pode ser um lugar agradável para viver, no entanto. Gliese 581d, provavelmente, depende de um efeito estufa significativo para se manter quente, uma vez que recebe relativamente pouca energia de sua estrela. A atmosfera é principalmente o CO2, e você ia desejar ter nuvens e chuva quente, os oceanos e outras coisas, a própria superfície seria "um crepúsculo sombrio perpetuamente vermelho". O planeta também pode estar "preso" (o que significa que um lado perpetuamente enfrenta o sol), e com duas vezes a gravidade da Terra, bom... não é exatamente um local de férias.

Apesar de tudo isto, seria um lugar ideal para encontrar uma vida vegetal extraterrestre, e onde há plantas que podem ser animais, especificamente animais que se adaptaram a alta gravidade, luz baixa e ambiente com pouco oxigênio. E claro, há muito potencial para a vida animal nos oceanos quentes, também.

Apesar de 20 anos-luz ser extremamente próximo na escala galáctica, usando a tecnologia atual ainda levaria cerca de 300.000 anos para alcançar o sistema de Gliese. A melhor aposta, pelo menos por agora, poderia ser apenas enviar uma sonda interestelar, que pode ser capaz de chegar a Gliese 581d em apenas um século ou dois.

Bom, nos resta esperar que nossos cientistas descubram logo uma maneira de dobrar o espaço-tempo. Até lá... vamos continuar olhando para as estrelas e cuidar do nosso planeta.

Texto traduzido e adaptado daqui

Nenhum comentário ainda, Seja o primeiro!!!

Postar um comentário

Faça seu comentário, será bem vindo!
Todos os comentários serão moderados, então por favor não escreva ofensas ou faça alusões a qualquer tipo de preconceito.

Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Posts Relacionados